A conta chega no sonho do jeito que chega na vida: um papel, um boleto, um número na tela que a pessoa não queria abrir. O estômago desce um pouco. No livro brasileiro dos sonhos, a conta a pagar fica com o avestruz, grupo 01, ao lado da dívida e do salário. Há quem ponha qualquer papel de dinheiro no mesmo saco. Aqui a diferença importa. O salário é o que entra. A dívida é o que já se acumulou. A conta é o aviso do que vence, ainda com data.
O par final de 2802 é 02, e 02 continua dentro do avestruz, ao passo que 05 já abre a águia. 5104 termina em 04 e 8301 termina em 01, os dois ainda no grupo 01. A página mostra esses três finais para a pessoa ver o corte com os próprios olhos. O corte descreve uma milhar já publicada. Não escolhe a próxima.
Conta atrasada comenta o peso de um prazo que já passou e a vergonha miúda de lembrar disso no meio da noite. Conta que a pessoa paga e rasga comenta alívio, o ombro soltando. Conta no nome de outra pessoa comenta uma cobrança que não é sua, ou a vontade de resolver a vida alheia. O comentário muda. O avestruz permanece.
O banco, como lugar, tem página própria. Esta ficha é o papel da cobrança, não o prédio. Não há aqui combinado de jogo nem promessa de que a conta vai sumir porque um final apareceu.
A pessoa acorda e às vezes procura o boleto na mesa, como se o sonho tivesse deixado o papel ali. Não deixou. Deixou o susto de um vencimento.